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Com intuito de facilitar o entendimento das informações enfatizadas neste trabalho, inicialmente faremos uma sucinta apresentação do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), juntamente com parte de ações anteriores a 2014, ligadas a este núcleo, o qual é vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situado em Bananeiras, PB.

Criado no segundo semestre de 2011, enquanto núcleo o NEMDR é regido com base na Resolução de número 26/96 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) desta instituição. Para tanto, foi necessária a aprovação do seu regimento interno, através das Resoluções de número 49/2011 do Conselho Universitário da UFPB (CONSUNI) e 99/2011 do CONSEPE. Embasado por estas resoluções, este o NEMDR tem entre os seus objetivos permanentes:

  • Desenvolver extensão voltada ao desenvolvimento rural, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do campo, mediante o processo de formação inicial e continuada de profissionais da educação, de escolas situadas no campo;
  • Promover e/ou participar de eventos que visem à socialização de conhecimentos produzidos e a atualização científica, envolvendo a comunidade universitária e a sociedade em geral;
  • Realizar seminários temáticos, voltados à formação dos discentes dos cursos universitários e dos professores das escolas do campo;
  • Oferecer aos alunos, assim como, aos seus familiares e comunidade escolar informações voltadas ao processo de implantação de sistemas agroecológicos de produção;
  • Divulgar por meio de publicações os trabalhos produzidos por seus pesquisadores.

Com base nesses objetivos fica designado aos integrantes do NEMDR procurar favorecer condições aos profissionais da educação para que haja o desenvolvimento de experiências de formação essenciais para o processo de adoção de práticas educativas contextualizadas, à realidade do sujeito atendido pela escola situada no Campo, em particular as escolas do Brejo Paraibano. Para tanto, tem ocorrido ações de extensão, em interface com a pesquisa e o ensino, nas quais se abordaram temas essenciais para a formação, inicial e continuada, dos envolvidos no processo educacional das escolas situadas no campo. Vale salientar que buscamos sempre norteá-las como essas nas legislações, em particular, a LDB (1996) e as Diretrizes Operacionais para a educação Básica nas Escolas do Campo (2002). Ressaltando que da

LDB (1996), focamos em especial, o artigo de nº 28, que enfatiza os sistemas de ensino, em que promovem as adaptações necessárias, para adequarem-se às peculiaridades da vida rural de cada região. Para tanto, é preciso que em cada escola haja adequações aos conteúdos curriculares e da metodologia adotada em sala. Também é necessário que a instituição escolar tenha uma organização, incluindo a definição do calendário escolar, que atenda às necessidades do público ao qual se destina. (apud SILVA, N., SILVA, M. & SILVA, T., 2013: p. 42-43)

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