Seminário 2015

I Seminário Internacional do NEMDR

A partir de agora enfatizaremos o I Seminário Internacional do NEMDR, realizado aos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2015, cuja proposta tem cadastro no Sigproj nº 213160.994.99713.12092015 (Edital FLUEX/UFPB) e ocorreu com fomento a partir de aprovação no Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento contou ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) e do CCHSA, ambos da UFPB. Dentro desse contexto, também foi realizado o I Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas  Educativas.

É relevante mencionar que este evento ocorreu num período de greve5 e, para surpresa dos organizadores o seminário obteve um público bastante significativo, com mais de trezentos e setenta e cinco participantes presentes. A seguir apresentamos alguns dos dados ligados a estes participantes, fornecidos durante a inscrição on line, através do blog do NEMDR. Considerando a residência que os inscritos declararam, até aproximadamente, duas semanas antes do evento havia inscritos de mais de cinquenta e dois municípios – a maioria da Paraíba, e os demais de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Nestes, havia mais de duzentos e trinta pessoas as quais se declararam como residentes em Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Guarabira, Pirpirituba, Sertãozinho e Solânea , com no mínimo 17, 68, 18, 18, 15, 14, 58 inscritos, respectivamente. Nesta época,  a maioria dos inscritos foram do sexo feminino - 237, diante dos 68 do sexo masculino, 68, considerando as inscrições on line. Com relação a função, a maioria, mais de duzentos e vinte e cinco dos inscritos se declararam discentes, em geral do ensino superior. Com relação aos professores– incluindo os da Educação Básica e do Ensino Superior, contamos com mais de sessenta e cinco inscritos dos quais atuavam em escolas do Brejo, contemplando, um mundo escolar com mais de quarenta e quatro instituições de ensino da Educação Básica. Além destes, contamos com a presença de coordenadores pedagógicos, representantes das Secretarias de Educação, Supervisor  Escolar e demais participantes, que se declararam desempenhando “outras” funções.

Considerando os participantes inscritos vindos de instituições de ensino superior (docentes e discentes), contamos com os da UFPB, em particular CCHSA, como também de outras instituições como: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Paraíba (IFPB); Instituto Superior São Judas Tadeu; Faculdade Integrada de Patos. Também se inscreveram, para enriquecer os diálogos, participantes de Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste (CETEP - SEMIARIDO NORDESTE II - Bahia) e da Cooperativa de Prest.de Serviços Técnicos de Reforma Agraria da Paraíba (COOPTERA, em Esperança - PB). Para proporcionar as atividades que marcaram o respectivo seminário contamos com a participação de vinte e quatro docentes de instituições universitárias nacionais e o palestrante internacional. Todos colaboram, seja participando tanto de mesas redondas como na execução de minicursos ou oficinas voltadas ao processo de formação continuada dos participantes. Desde o início do planejamento até a execução e avaliação das ações foi essencial a participação direta de vinte e sete discentes dos cursos de Pedagogia e Ciências Agrárias nas comissões de organização geral, cerimonial, inscrições, credenciamento, divulgação, evento cultural, elaboração/atualização do blog do evento, infraestrutura para as oficinas, minicursos e GT’s e comitê científico. Quanto a programação, evento teve início na tarde do dia 28 de setembro de 2015 com o credenciamento, das 14:00 até às 17:00 h. À noite, às 19: 00 h, houve a mesa de abertura “Educação: Desenvolvimento Rural e Inclusão Social”, coordenada pelo profº Eduardo Jorge Lopes da silva (UFPB/Campus III), que teve como palestrantes Vicente Ramón Palop Esteban (Dr. em Cooperação e Desenvolvimento, Educador popular especializado en enseñanzas técnicas e Coordinación de los Centros Educativos de Capacitación Laboral – CECAL - de Fe y Alegría Ecuador) e a Andréa Alice da Cunha Faria (Professora da UFRPE e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Também foi Seminários do núcleo de extensão multidisciplinar para o desenvolvimento rural 299 essencial a colaboração, voluntária, do profº Saimonton Tinôco da Silva (UFPB/ CCHSA/DE) como tradutor (da língua espanhola para a portuguesa). Na imagem 04, podemos visualizar um dos momentos desta rica mesa. (NEMDR, 2015). Imagem 04 - Mesa de abertura do I Seminário Internacional do NEMDR, tendo entre os palestrantes o Profº. Drº. Vicente Ramón Palop Esteban (CECAL/Equador) Fonte: Acervo do NEMDR. Em: 28/09/2015.

Já na manhã do segundo dia do seminário internacional, 29 de setembro de 2015, houve a segunda mesa Redonda focalizando “Educação, Currículo e Inclusão Social”, com Maria Eulina Pessoa de Carvalho (Profª da UFPB, com Pós-Doutorado em Valença - Espanha) e entre os docentes ligados ao NEMDR - da UFPB/CCHSA/DE - tivemos Rita Cristina Barbosa, Saimonton Tinôco da Silva e Ana Claudia da Silva Rodrigues, a qual foi responsável por coordenar a mesa. À noite, a partir das 19: 00 h ocorreu a terceira mesa, abordando a temática “Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, coordenada por Nilvania dos Santos Silva (UFPB/CCHSA/DE), a qual mediou as apresentações feitas por Severino Bezerra da Silva e Luciélio Marinho da Costa, ambos professores do Centro de Educação da UFPB. (NEMDR, 2015). 300 Nilvania dos Santos Silva et al. Oficinas e minicursos se iniciaram na tarde do dia 29 de setembro de 2015. As oficinas trataram dos temas: narrativas e diversidade cultural na contação de histórias: (i) vozes e ritmos indígenas e africanos; (ii) o brinquedo na cultura lúdica da infância no Brasil: matrizes indígenas e africanas; e a intitulada (iii) fotografia: um olhar para a diversidade cultural. (NEMDR, 2015). Já os minicursos abordaram as temáticas: (1) o trabalho com obras de arte em sala de aula como mediador do processo de inclusão social; (2) desafios da prática pedagógica e o saber docente de professores que atuam em classes multisseriadas; (3) a extensão da Lei 10.639/03 para inclusão da criança negra na escola - rompendo com a ideologia da democracia racial; (4) constituição histórica da cultura da exclusão e a luta pela inclusão emancipatória no contexto brasileiro; (5) a relação entre educação popular e educação do campo; (6) Educação de jovens e adultos no atual contexto das políticas públicas. (NEMDR, 2015). Quanto aos GT, ocorreram na manhã e tarde do dia 30 de outubro de 2015, dando ênfase, partindo do tema Geral (Desenvolvimento Rural, Inclusão social) aos subtemas currículo, formação do educador, necessidades educativas especiais, EJA Arte na Educação Básica, alternativas sustentáveis de produção (NEMDR, 2015).

Fonte: Silva et al (2016: pp. 299-300)

Bibliografia

SILVA, Nilvania dos Santos et al (organizadores). Educação do campo e interconexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016